domingo, 1 de abril de 2012

Porque NÃO votar nulo!


Ainda dá tempo de cada eleitor pensar no seu voto. Ninguém tem que gostar de política pra votar conscientemente. Mas é preciso que todos aceitemos de uma vez por todas que a política é indispensável à democracia gostando-se dela ou não.

Recentemente uma corrente de email na Internet fez muitas pessoas acreditarem que se mais de 50% dos eleitores anulassem o voto a eleição seria cancelada e uma nova seria marcada com a exigência de novos candidatos. É preciso que se esclareça: ISSO NÃO PASSA DE BALELA!.

E pior, anulando-se o voto, os candidatos precisarão de ainda menos votos pra se elegerem, sabiam disso?? É claro que votar branco ou nulo é direito de cada um, mas também é preciso que entendamos as consequências desse direito para, repito, votarmos com consciência.

Para que os candidatos sejam eleitos são contados somente os votos válidos, ou seja, todos os votos que sobram depois de serem desconsiderados os votos brancos e nulos. Na prática isso significa que: quantos mais pessoas votarem (validamente), mais votos precisarão os candidatos receber pra se elegerem – a maioria de 10 votos válidos são 6, a maioria de 9 votos válidos são 5.

Há pouco tempo o presidente do TSE, o Ministro Marco Aurélio Mello esclareceu: “A Carta manda que o eleito para presidente tenha pelo menos 50% mais um dos votos válidos. Estão excluídos desse cálculo os brancos e os nulos. Mas se, por hipótese, 60% dos votos forem brancos ou nulos, o que não acredito que vá acontecer, os 40% de votos dados aos candidatos serão os válidos. Basta a um dos candidatos obter 20% mais um desses votos para estar eleito”.

No fim das contas quem acha que está ajudando a democracia anulando seu voto ou votando em branco, pode estar ajudando o candidato que não presta a continuar no poder. E quem acha que está somente exercendo seu direito, tem que saber que pode estar se prejudicando. Como diz o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, “voto não tem preço, tem consequência”.

Pense bem! Ainda há tempo!

4 comentários:

  1. Esse artigo reflete uma mente vazia ?

    ResponderExcluir
  2. Se no rol dos candidatos não existir um sequer que mereça seu voto, vc vai assinar um cheque em branco para o MENOS RUIM administrar e legislar o dinheiro dos seus impostos? Esse voto tem sim PREÇO e CONSEQUENCIA.

    ResponderExcluir
  3. Até hoje não encontrei nenhum argumento válido, sólido, transformador para não votar em nulo. Sinceramente.

    ResponderExcluir
  4. Até hoje não encontrei nenhum argumento válido, sólido, transformador para não votar em nulo. Sinceramente.

    ResponderExcluir