sexta-feira, 2 de abril de 2010

Acidente Esquadrilha da Fumaça

Uma aeronave da esquadrilha da fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no final da tarde desta sexta-feira (2) em Lages, Santa Catarina. O piloto Anderson Amaro Fernandes morreu na hora.

O avião se apresentava por volta das 17h com outras seis aeronaves para a população da cidade. A nave de número sete se chocou com a lateral da pista durante uma manobra cerca de 20 minutos depois do início do show aéreo, segundo conta o instrutor de voo Klaus Ramos Klinger, que assistia a apresentação.

Gilberto Sander Müller/Correio do PovoFoto por Gilberto Sander Müller/Correio do Povo
Aeronave participava de apresentação em Lages

Os cerca de 5.000 espectadores entraram em pânico, mas ninguém se feriu. O exército isolou a área e aguarda a presença de técnicos do Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Ceripa). Dentro de 30 dias deve ser divulgado um laudo com as causas do acidente.

Na avaliação de Klinger, a manobra que o piloto não conseguiu concluir era uma das mais simples da apresentação.

A esquadrilha da fumaça se apresentava para homenagear o Aeroclube de Lages, que completa 68 anos.
A FAB se pronunciou por meio de nota sobre o acidente. Leia a íntegra:

"O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, no dia de hoje (2), por volta das 17h, uma aeronave T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça – sofreu um acidente durante apresentação na cidade de Lajes (SC). O piloto da aeronave, Capitão Anderson Amaro Fernandes, faleceu no acidente. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 02 de abril de 2010.

Jorge Antônio Araújo Amaral - Coronel Aviador
Chefe Interino do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA"

avião fumaça

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai em Santa Catarina (Foto por: Gilberto Sander Müller/Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário